Estação de Tratamento de Efluente: saiba como funciona

Estação de Tratamento de Efluente: saiba como funciona

A Estação de Tratamento de efluente sanitário e industrial é uma unidade operacional constituída de equipamentos e dispositivos que permitem receber resíduos complexos (excluídos resíduos hospitalares) que, através de processos físicos, químicos e biológicos, transformam-se em resíduos mais simples, absorvidos pelo meio ambiente.

A estação possui vazão máxima adotada de 6,00 l/s e conta com as seguintes unidades de tratamento:

- Gradeamento;

- Tanque de equalização;

- Peneira rotativa;

- Caixa Separadora de Água e Óleo;

- Filtro prensa;

- Floculador;

- Decantador;

- Clorador;

- Medidor de vazão;

- Canaletas de contenção no entorno;

- Piso em concreto

- Misturador de produto químico

O processo de tratamento

Fundamentação: A operação das planta recebe grandes tipos de efluentes decorrentes de industrias, residências com contribuições majoritárias respondendo pela maior carga promovida pela presença contaminantes como: óleos, graxas em condição acida alcalina impondo para depuração biológica, físico e químico.

Recebimento: Os efluentes sanitários e industriais são recebidos separadamente, para não influenciar na capacidade de tratamento, são previamente depositados em tanques de recebimento, onde passam pelo gradeamento e posteriormente para tanque de areação com injeção de produtos químicos, sua função é flocular a matéria orgânica retirada por uma peneira rotativa. O resíduo industrial quando contém óleos e graxas e encaminhado para caixa separadora de óleo e posteriormente distribuído (óleo) através de tubos de pvc para o tanque de armazenamento de óleo.

Gradeamento: Estima-se que a composição do material retido na grade seja de 5% de materiais diversos. Estes materiais são retirados a cada carga recebida e recolhidos em carrinhos que por sua vez são depositados na caixa coletora com destino ao aterro industrial. A areia contida nos esgotos é, em sua maioria, constituída de material mineral, mas também contém reduzida quantidade de matéria orgânica putrescível, como: vegetais, gordura, pêlos, cabelos, etc. A remoção de areia (ou desarenação) tem por finalidade eliminar ou abrandar os efeitos adversos ao funcionamento das partes componentes das instalações a jusante.